COLETÂNEA COM PRIMEIROS SINGLES DE AFRIKA BAMBAATAA COMPLETA 30 ANOS

2012091058882 (1)

O clássico “Planet Rock: The Album” do DJ e produtor Afrika Bambaataa (Kevin Donovan) e seu grupo Soulsonic Force, está completando 30 anos.

 

Planet_Rock_The_Album

O repertório do álbum, que tem como faixa principal a canção de abertura ” Planet Rock “, é formado por uma coleção de sete singles lançados anteriormente pelo DJ.

 

519C9T8XD7L

A versão original da faixa de sete minutos e 31 segundos foi lançada, em 1982, num vinil de 12 polegadas pela gravadora Tommy Boy, tornando-se rapidamente uma sensação no underground nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

 

O impacto da música foi decisivo para impulsionar a dança de rua ou o breakdance, entre outros elementos da cultura hip hop (DJs, MCs, grafiteiros, moda de rua, os dancarinos B.boys e as B.Girls, etc.).

bc-one-melbourne

 

Simultaneamente, o single também tornou-se um marco para a música eletrônica e os subgêneros techno, house e trance, gerando um efeito que ecoou de diversas maneiras pelo mundo, inclusive no Brasil, lançando as bases do miami bass, freestyle, ritmos fundamentais para a gestação do funk carioca nos anos 1990.

 

“Planet Rock” contou com a produção de Arthur Baker baseada em conceitos musicais avançados para a época de grupos como o alemão Kraftwerk, o japonês Yellow Magic Orchestra e o inglês Babe Ruth.

 

A letra do MC The Globe, do Soulsonic, faz um chamado à dança (“Party people, can y’all get funky?”) e um apelo à “socialização” das pistas, enquanto outro single histórico, “Rapper’s delight” da Sugarhill Gang, lançado em 1979, já havia se tornado o primeiro RAP da História. Até então, os raps eram produzidos sobre as batidas da disco music ou de funks tradicionais, portanto sem uma batida original.

 

A estreia de Bambaataa na Tommy Boy, em 1981, foi com o single “Jazzy sensation”, ouça aqui (http://migre.me/ubRJf), criado na base de “Funky sensation”, da cantora disco Gwen McCrae, ouça no link (http://migre.me/ubRKa), mas para o próximo trabalho ele precisava criar algo novo.

R-1380171-1219557405.jpeg

 

Como era muito ligado aos movimentos da nova geração de MCs, o DJ e produtor sabia que era necessário inovar.

 

Bambaataa, o produtor Baker e o tecladista John Robie gravaram a melodia da canção “Trans-Europe express” de Kraftwerk e reproduziram partes da faixa “Numbers” do grupo alemão apoiados por uma bateria eletrônica, que era a grande novidade tecnológica para a época, programada para reproduzir a nova batida de “Planet rock”. Quando o som daquele equipamento chegou às pistas da dança ninguém resistiu.

arthur-baker-the-soulsonic-force

 

Aqui no Brasil, a música começou a rodar nas pistas em 1985, lançada na coletânea dupla “Greatest Hits”, apresentada em vinil pela Tommy Boy causando a mesma comoção nos bailes de subúrbio do Rio e em outras pistas pelo país.

MI0001909825

 

A música “Planet Rock” foi incluída em diversas listas das melhores de todos os tempos e o vinil single de 12 polegadas, além de ter se tornado o primeiro do formato a receber certificação ouro, também foi incluído nas listas dos melhores discos de todos os tempo, entre elas, no famoso livro “1001 Albums You Must Hear Before You Die”, elaborado por 90 jornalistas e críticos musicais de todo o mundo, organizado por Robert Dimery.

1001_discos_para_ouvir_antes_de_morrer

 

Bambaataa, natural do Bronx, Nova York (EUA), ao lado dos produtores já citados, criou uma técnica inovadora para compor e conduzir sua música ao vivo.

 

afrika-bambaataa-800x450

O DJ também é o fundador da Organização não Governamental “Zulu Nation” que tem como princípios as bases ideológicas do hip hop: paz, amor, união e diversão. A ONG já realizou palestras, aulas e eventos culturais ao redor do mundo para orientar os jovens de periferias envolvidos em gangues e levantar fundos para campanhas Anti-Apartheid (Anti-Racista).

 

Uma das canções de Bambaataa, a faixa “Peace, Love & Unity”, composta em parceria com James Brown, destacam estes elementos. Esse foi um dos primeiros trabalhos do pai do funk depois que Brown foi libertado após cumprir pena. A relação dos dois ficou muito próxima depois que o DJ líderou o “Movimento Libertem James Brown”. Veja o vídeo da faixa que registra o encontro dos dois artistas  (http://migre.me/ubxnl)

8d3c100db9035ae27430bab42980833c

Sem dúvida este encontro foi muito significativo na carreira do DJ, mas ao longo de sua carreira ele teve ainda outros momentos que se destacaram nas pistas, nas rádios e nas listas de mais vendidos em várias partes do mundo.

 

IMG_5485 (1)

Um destes momentos aconteceu, em 1984, marcou uma união até então improvável entre o DJ e produtor com John “Johnny Rotten” Lydon (ex-vocalista do grupo Sex Pistols) na canção “World Destrucion”, um grito de protesto que uniu EUA e Inglaterra contra a política externa americana de Ronald Reagen. A faixa foi lançada em um single que bombou em ambientes de hip hop e alternativos. Ouça e veja o videoclipe (http://migre.me/uc3ak).

timezone2

 

Em 1988, outra parceria do americano, desta vez com os britânicos da banda de reggae pop UB 40, resultou na divertida faixa “Reckless” lançada em EP vinil de 12″ em cinco versões. A banda UB40 popularizou ritmos jamaicanos entre os ingleses brancos de classe operária com letras de forte apelo político-social. O video da canção também teve destaque na programação da MTV e de outras emissoras. Veja aqui (http://migre.me/uc3xB).

9691-raw

Afrika Bambaataa & Family – Reckless (Maxi 45 rpm)

 

Track List

01 – Mind Body & Soul (7” Version)
02 – Reckless (7” Version)
03 – Reckless (The Fon Force Remix)
04 – Reckless (The Soca Chant Zouk Mix)
05 – Reckless (Vocal Wildstyle Mix)

 

Celebre Afrika Bambaataa sem moderação!!!

 

Planet_Rock_The_Album

Planet Rock: The Album

Track listing

1. “Planet Rock” 7:31
2. “Looking for the Perfect Beat” 6:51
3. “Renegades of Funk” 6:45
4. “Frantic Situation” (Frantic Mix) (featuring Melle Mel) 5:07
5. “Who You Funkin’ With?” 6:23
6. “Go-Go Pop” (featuring Trouble Funk) 6:00
7. “They Made a Mistake”

 

Veja o video do single do clássico “Planet Rock” (http://migre.me/ubxMg)

125 comentários sobre “COLETÂNEA COM PRIMEIROS SINGLES DE AFRIKA BAMBAATAA COMPLETA 30 ANOS

Deixe um comentário